Milena Braga Maia Caricchio*
Resumo
O presente estudo trata de uma revisão integrativa de literatura que objetiva demonstrar como a Fisioterapia Pediátrica no Brasil tem utilizado o recurso lúdico como um instrumento eficaz no tratamento de crianças. Foram incluídas publicações brasileiras, na língua portuguesa, no período de 2000 a 2016. Pode-se concluir que a Fisioterapia Pediátrica brasileira reconhece a importância do lúdico e entende ser esta uma importante ferramenta de trabalho nesta especialidade. Todavia, evidenciou-se que falta desenvolvimento teórico-prático quanto ao uso do recurso lúdico na formação do fisioterapeuta durante sua graduação, de forma que possibilite a capacitação necessária para a utilização desta prática na assistência. Além disso, faz-se necessário que o fisioterapeuta inclua a funcionalidade da criança para o brincar como um dos objetivos primordiais no seu plano de tratamento, vez que essa demonstrou-se como um dos principais desejos das crianças e seus pais.
Palavras-chave: Fisioterapia. Pediatria. Lúdico. Brinquedos terapêuticos.
*Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal pela Atualiza Cursos. E-mail: milena.caricchio@hotmail.com