Gildasio Souza Pereira*
Sueli Souza Pereira**
RESUMO
Este estudo é baseado em teorias já publicadas e tem como objetivos demonstrar como a qualidade do serviço interfere na gestão hospitalar e mostrar a importância da qualidade do serviço como vantagem na gestão hospitalar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, que utilizou como base de dados artigos e periódicos do Lilacs, Scielo e da biblioteca virtual. No decorrer do trabalho, foi analisado o gerenciamento hospitalar e sua evolução no mercado atual, buscando-se retratar o processo de qualidade, seu desempenho e sua avaliação no serviço de saúde como estratégias de acreditação, que visam a garantir a sua atuação no mercado competitivo de saúde. Concluiu-se que o processo de Qualidade do Serviço na Gestão Hospitalar se destaca como um instrumento que se enquadra na atual situação do mercado de saúde, em que o gerenciamento tem que acompanhar as novas tecnologias médicas, não deixando de se preocupar com a redução de custos e também de responder às novas mudanças na exigência dos clientes atendidos por esse mercado.
* Enfermeiro. Especialista em Enfermagem em Unidade de Tratamento Intensivo-Adulto pela FTC e especialista em Gestão Hospitalar pela Atualiza Cursos. E-mail: gilpereiraintensiva@gmail.com.
** Enfermeira. Especialista em Enfermagem de Alta Complexidade pela UGF e especialista em Gestão Hospitalar pela Atualiza Cursos. E-mail: suisp@bol.com.br